quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cooperando com a Capacitação de Deus


O ministério de Jesus havia começado. Ele já havia sido batizado por João Batista e iniciado as suas pregações a respeito do reino de Deus. No entanto, não tinha ainda uma equipe que o ajudava; estava sozinho na sua jornada. “Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.” (Mt 4. 18)



Jesus caminhando por aquelas bandas? Que tipo de pessoas encontraria ali? Simples pescadores pobres e com certeza ignorantes! Seriam pessoas indicadas para a missão grandiosa que se desenvolveria no futuro? A maioria diria que não. Jesus surpreende e faz um convite fantástico: “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mt 4. 19)


Quero que você note bem que Jesus disse: “Eu vos farei pescadores de homens”. Ele [Jesus] daria a capacitação que eles necessitavam. Eles não sabiam pescar homens, sabiam pescar peixes. Porém, Jesus capacita cada um dos seus escolhidos à missão que Ele mesmo preparou para eles. Pedro e André seriam pescadores de homens, pois o seu Mestre os ensinaria.


Jesus é o Mestre que nos ensina aquilo que precisamos a respeito da nossa missão. Não importa quem somos, o que sabemos, se somos desprezados ou se as pessoas não nos veem como pessoas de valor; se Deus nos escolheu seremos capacitados por Ele para a missão!


A capacitação de Deus, no entanto, não é uma via de mão única. É claro que Pedro e André tiveram que fazer a sua parte. Tiveram que aprender, que se aprofundar, que trabalhar... Começaram a fazer a sua parte quando “no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.” (Mt 4. 22)


Eles descobriram a sua missão de vida, creram na capacitação que o Mestre lhes daria e fizeram o que o Mestre esperava deles: descruzaram os braços e avançaram na missão.


Jesus capacita cada um de nós! Ele capacita os seus escolhidos! Ninguém consegue realizar a missão de Jesus sem ser capacitado por Ele. Porém, vale também ressaltar que cada um de nós também tem a sua parte a fazer. Ficar sentado esperando a capacitação de Deus é uma atitude errada. É preciso tomar atitude e “deixar o barco”, isto é, fazer a nossa parte.


Seja capacitado pelo Mestre, coopere com Ele e avance em direção ao sucesso da sua missão!

Por: André Sanchez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.